English French German Spain ItalianPortuguese
 
image26

CONVÊNIOS

Instituições Nacionais
Instituições Estrangeiras

ARQUIVO NACIONAL

Convênio com o Arquivo Nacional que, por meio do Projeto Resgate, foi responsável pela realização de um Simpósio internacional de Fontes para a História Colonial, que ensejou, também, a confecção de uma coleção de CD ROMS, composta por 260 unidades, colocado sob a guarda da Biblioteca do mestrado e disponível aos pesquisadores. O projeto Resgate está integrado à COLUSO, instituição que apoia os fundos arquivísticos do Brasil e de Portugal e que dentro das trocas documentais entre os dois países possui agenda integrada de levantamentos intercâmbios documentais. A UERJ patrocina cerca de 50 bolsas/ano de Estagio de pesquisa para graduandos em História, desde 1998, apoiando todas as instituições partícipes que são: Biblioteca Nacional, IHGB, Museu Histórico Nacional, Arquivo do Itamarati, Arquivo do Exército, Arquivo da Marinha, Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e Arquivo Municipal da Cidade do Rio de Janeiro.

PRONEX 2010-2014

Dando continuidade aos dois projetos anteriores financiados pelo PRONEX, a proposta em curso, intitulada "Dimensões e fronteiras do Estado Brasileiro no século XIX" tem por objetivo revisitar, sob novas perspectivas, um dos mais caros temas da História e das Ciências Sociais: o Estado brasileiro no século XIX, em seus múltiplos matizes. Assim, não se trata de retomar a velha dicotomia entre sociedade e Estado; este será abordado sob prisma multifacetado, interrelacional e dinâmico, de modo a compreender diversas esferas ou circunscrições, tanto políticas, burocráticas e geográficas, quanto sociais, culturais e econômicas. O novo eixo de reflexão e pesquisa está, portanto, não simplesmente no Estado, mas nessas suas dimensões e fronteiras (reais e simbólicas).
O projeto orienta-se por um conjunto de questões controversas fundamentais que configuram um programa de pesquisa compartilhado. A produção bibliográfica até agora alcançada (ver a pasta específica) tem propiciado não apenas a revisão de antigas e recentes concepções historiográficas e a investigação de objetos específicos por parte de cada pesquisador. Os resultados apontam, sobretudo, para a elaboração coletiva de uma nova interpretação geral do chamado longo século XIX brasileiro.
Para contemplar a riqueza e a abrangência temática dessa proposta, os dezenove membros da equipe tiveram seus trabalhos agrupados em três linhas de pesquisa, perpassadas por eixos transversais (Estado, práticas de cidadania, questão nacional): Política, Justiça e Instituições; Cultura, Imprensa e História; e Economia e Escravidão.

Equipe
Lucia Maria Bastos Pereira das Neves (UERJ) – Coordenadora Geral
José Murilo de Carvalho (UFRJ/ABL) – Coordenador Acadêmico
Lúcia Maria Guimarães (UERJ) – Coordenadora Administrativa
Tania Bessone da C. Ferreira (UERJ) – Pesquisadora Principal
Gladys S. Ribeiro – Pesquisadora principal
Participação de mais 15 professores de instituições variadas (UFRRJ, UNIRIO, UFJF, UFOP, UFSJ, UFES).

Parceria Nacional
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Parcerias internacionais
Instituto Universitário de Lisboa, Portugal; Universidad Nacional de Quilmes, Argentina; Colegio de México; e Universidad Nacional de Colômbia. Participação de alunos de mestrado e doutorados, orientados pelos pesquisadores.

Financiamento
FAPERJ/CNPq (Edital PRONEX 2010-2014) no valor de R$ 300.000,00.

CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E ACADÊMICA COM O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO – IFMT

A proposta é que professores desse instituto venham realizar sua pós-graduação no curso de História UERJ. Haverá uma reserva de vagas (uma para mestrado e duas para doutorado) para alunos dessa instituição que deverão também concorrer a seleção normal junto com os outros estudantes.